Folk, Boho, Hippie, ou Gipsy? Conheça as tendências que estão dominando as ruas e passarelas.

0

Couro, penas, rendas, franja, chapéus. A moda dos estilos Folk, Boho, Hippie e Gipsy dominou as ruas, passarelas, Instagram e Pinterest. Mas como diferenciar cada um deles e usar no dia dia?

5d66d88a-fa12-41c2-b4cd-fa521bf17bbc

Folk é um gênero musical que combina músicas folclóricas e rock. Surgiu em meados de 1960 e está presente até hoje. São diversas bandas e muito conhecidas como, por exemplo, as atuais Munfords & Sons e Of Monters & Man. Este gênero musical acabou se disseminado para o universo da moda. Dai vem o nome Folk.  Por ter raízes folclóricas e rurais, especialmente americana e canadense, as principais características desta moda são uma mistura de estilos indígenas, countries e romântico: são franjas, camurça, na cartela de cores os tons terrosos são intensos e dominantes, coletes de pelo, além de estampas delicadas de fundo escuro.

a4a0af65-ff5e-413f-a39e-2aa2125ce532

Boho é um estilo que nasceu do movimento francês da década de 20 “Bourgeois Bohemian”. Movimento que acreditava na simbiose entre moda e arte.  Migrou para Londres e lá se tornou “Bohemian of Soho”, pois foi no bairro de Soho em Londres, nas décadas de 60 e 70 que o estilo hippie encantou os burgueses do bairro. Nesse estilo, a cartela de cores é mais leve, túnicas, chapéus, tecidos leves e fluidos e pele.

5605bbff-fc18-4dd5-a69c-a84a340406e7

Hippie é destes estilos sem dúvida o mais conhecido, devido tamanha à influência do movimento Hippie na década de 60. Movimento do coletivismo que incentivava Paz e Amor, socialismo, e um lifestyle nômade. Este estilo é caracterizado por muitas estampas coloridas e florais, modelagens de boca de sino e roupas largas, tie dye, tecidos rústicos e artesanais.

e4ad19f9-7f32-439f-8e5e-9fd1978b3a57

Gipsy é o movimento dos Ciganos, por serem nômades seus estilos nada mais é do que um mix de várias regiões. Suas origens ainda são muito pesquisadas pelos historiadores, mas há fortes indícios que se originaram da Índia. A cartela de cores é muito colorida, há o uso de pedrarias e também é muito artesanal. Além de lenços e muitas bijuterias de metal com pedras, e medalhinhas.

Hoje o universo da moda abraçou todos esses estilos. Para o dia a dia o legal é ousar, usar um acessório ou uma peça do estilo de forma que o look não fique tão caricato. Mesclar também pode ser uma boa ideia, a marca brasileira Farm Rio e marca Argentina Rapsodia, fazem muito bem a composição.

Share.

About Author

Júlia Fantin

Apaixonada por moda, estilo e lifestyle, Júlia é estilista de Lingerie e atua no mercado desde 2009. Respira e inspira moda 25 horas por dia. Sempre em busca de inovação e novas tendências deste universo tão incrível, desde que se formou em Milão nunca mais parou, já desenhou para marcas como Hope & Loungerie.

Deixe uma Resposta