Você sabia que a cada 7 anos nossos ciclos se renovam?

0

Certa vez busquei sobre “as principais etapas da vida humana”, e encontrei um site dizendo que as principais etapas são: a infância, adolescência, fase adulta e a velhice, incluindo também as fases de transições. Mas isso eu já sabia, talvez na época eu estava buscando o significado das etapas de uma outra forma. Recentemente encontrei um site falando sobre Setênios, e fez sentido pra mim.

Setênio é um estudo baseado na medicina tradicional Chinesa e na Antroposofia apresentando a ideia de que, a cada sete anos inicia-se um ciclo novo com mudanças, em vários aspectos de nossas vidas, incluindo as mudanças fisiológicas. E o objetivo desse estudo não é prever o futuro ou algo do tipo, a intensão é informar que mudanças irão acontecer (isso a gente também já sabe, e espera) e que devemos aproveitá-las, tirar o melhor de cada fase (incluindo os aprendizados pelos erros) para manter a vida fisiológica e psicológica mais saudável.

Nas primeiras três fases, dos 0 aos 21 anos, o nosso corpo está muito focado em formação, amadurecimento dos órgãos, como cérebro, pulmão, coração, órgãos sexuais, dentre outros. A partir da quarta fase, quando nossa estrutura fisiológica está formada e forte, começam a surgir outras preocupações voltadas principalmente à parte psicológica, é claro que também vivíamos embates psicológicos na pré adolescência e adolescência, mas de novo, estávamos em formação. Agora é diferente.

A partir dos 21 anos, segundo o estudo dos Setênios, iniciam os grandes questionamentos sobre quem escolhemos ser, nossa profissão, nosso lugar, como estamos aproveitando nosso tempo, e questões fortes em relação ao mundo afetivo, incluindo amigos e família. E giramos em volta desses questionamentos até a velhice.

Lendo tudo isso, refleti sobre como realmente perdemos tempo “girando em torno desses questionamentos”, comparando nossas vidas, e as vezes, sem aproveitar ou dar valor àquilo que nos tornamos, construímos e conquistamos. E é necessário refletir também que, a vida possui fases, e dentro delas, diversos acontecimentos, as vezes bons, as vezes ruins, e devemos tirar o melhor aprendizado de cada um deles.

E além disso, não esquecer que cada fase, muitas vezes, exige de nós, mudanças de comportamento e amadurecimento de pensamento, pois conforme o tempo passa, é esperado mais sabedoria para tomar decisões e assim viver de forma mais prazerosa e saudável possível.

Não sou a maior adepta do Yoga ou da Meditação, mas realmente acredito que precisamos realizar atividades como essas, ou quais quer outras, que nos ajude a focar nossos pensamentos, nos centrar como um todo, e assim nos elevarmos para um passo de mais sabedoria e equilíbrio.

Share.

About Author

Juliana Melo

Terapeuta Comportamental (CRP 06/127907) e formada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Acredita que a melhor dica de beleza, relacionamento, convivência, trabalho entre outras, é sempre buscar conhecer melhor a si mesmo.

Deixe uma Resposta